Antes da Estante

And she’s buying a stairway to heaven

Posted in Diários de Viagem by Tomás Chiaverini on agosto 19, 2010

Há várias cachoeiras no vale do Ourika. A primeira delas é tão cheia de gente, de vendedores de batata-frita e de refrigerantes gelados na água do rio, que o melhor mesmo é andar mais um pouco, montanha acima. A trilha, contudo, piora consideravelmente. São raras as mulheres de vestido, pano na cabeça e tamanquinho que se arriscam além da primeira etapa.

Mas, seguindo nosso guia marroquino (ou, mais provavelmente, o namorado de nossa agente de viagens) Mateus e eu escalamos as encostas pedregosas do vale. Em determinado momento, topamos com uma estranha cena. Ao lado da trilha, há um homem, enrugado e magro, parado, segurando uma escada de metal. Adiante, um grupo de franceses tenta, a qualquer custo, escalar uma parede de pedra, que mede algo como cinco metros de altura e parece um tanto desafiadora a alpinistas amadores. Ao que parece aquele é o único caminho possível.

Eles tentam, escorregam, se ralam, se sujam de terra úmida, até que finalmente  desistem. Metem a mão nos bolsos, tiram algumas moedas e entregam ao marroquino que, gentilmente, coloca a escada sobre a parede, tornando o obstáculo fácil de ser vencido.

O preço é baixo, apenas 3 dirham para subir, o que imediatamente me desencoraja a passar a mesma vergonha dos franceses. Pago, subo, depois olho pra trás e sou acometido por um leve desconforto. Tudo bem que o homem cobra pouco no percurso de ida. Mas, e na volta, quando não existirá a possibilidade de simplesmente desistir de ir adiante?

Me livro logo do receio (tipo de desprendimento vital em viagens) e vou conhecer as outras cachoeiras. Na volta, pra minha surpresa, a escada é grátis. No fim das contas, penso que o pobre marroquino não parece ter lá muito tino pra negócios.

Aposto que, se cobrasse na volta, já teria feito fortuna e haveria escadas instaladas em todos os obstáculos naturais do Marrocos: “para o alto e além!”, seria um belo slogan para a marca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: