Antes da Estante

Bate-e-volta na Áustria (final)

Posted in Diários de Viagem by Tomás Chiaverini on julho 21, 2010

Veneza – O policial se aproxima e eu vou despejando documentos sobre ele: contrato de aluguel do carro, passaporte, habilitação brasileira e habilitação traduzida para o italiano. Ele recolhe tudo, vai até a viatura, fica lá por alguns instantes, depois volta e pede que eu desça do veículo.

Obedeço, e caminho atrás dele até o carro de polícia. Ele então se vira para mim com um estranho dispositivo na mão e pergunta: “no álcool?”

Tentando convencer meu próprio organismo de que aquele meio litro de cerveja austríaca não existiu, juro solenemente que não bebi nada. O policial, como bom homem da lei, não acredita em mim, espeta o equipamento a um palmo do meu rosto e manda que eu assopre com força, a uma distância de alguns centímetros.

Trago uma boa quantidade de ar, enquanto considerações sobre a possibilidade de ser deportado, de ter de pagar uma multa milionária ou de acabar conhecendo as masmorras venezianas se multiplicam entre meus pensamentos. Depois assopro bem de leve, rezando pro bafômetro me dar uma colher de chá. Mas o aparelhinho, que devia ter algum parentesco com a maldita máquina do pedágio, apita todo irritado, piscando luzes coloridas.

Aparentemente compreensivo, o policial manda que eu assopre com mais força. Eu obedeço e dessa vez a maquininha fica em silêncio por algum tempo. Por um longo tempo. Depois pisca uma luz laranja, e por fim, verde. Verde me parece um bom resultado. Melhor só se fosse azul, imagino eu.

O policial também parece pensar assim. Mais relaxado, faz uma piada sobre a eliminação do Brasil na copa. Não compreendo completamente e ele dá de ombros. Anota alguma coisa num formulário preso a uma prancheta e me devolve os documentos.

Com os joelhos levemente amolecidos, reassumo o comando do veículo que, só de birra, apita porque esqueci de colocar o cinto de segurança. Passa um pouco das dez horas da noite, a temperatura beira os 30º e ainda não escureceu completamente em Veneza.

Anúncios
Tagged with: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: