Antes da Estante

Baldeações, decepções e fascinações (parte 3)

Posted in Diários de Viagem by Tomás Chiaverini on julho 9, 2010


Roma – Conversando com Mateus, Camélia, nossa nova amiga romena, explica que o metrô de Roma é extremamente extenso e complexo. Mais tarde eu descobriria que, na verdade, há apenas duas linhas, que se cruzam numa única estação.

A limitação do transporte subterrâneo não se deve apenas ao descaso das autoridades. Salvo engano, em nenhum outro lugar do mundo as obras do metrô demandaram tanto tempo e esforço, pois a todo instante durante as escavações os engenheiros se deparavam com artefatos históricos, ou até construções inteiras de uma das várias Romas que, ao logo dos séculos, foram erguendo-se umas sobre as outras. As obras tiveram de ser interrompidas inúmeras vezes, e o curso dos trilhos foi diversas vezes refeito.

Além de limitado, o metrô de Roma é tosco. As escadas rolantes são estreitas e lentas e levam a galerias mal iluminadas por lâmpadas brancas, boa parte delas apagadas ou piscando prestes a queimar. O chão é forrado de linóleo preto todo corroído e esburacado. Há infiltração nas paredes e nos pisos, e vez ou outra os passageiros são obrigados a pular pequenos córregos de água suja que se formam no caminho.

As plataformas de embarque e desembarque, com as paredes cobertas de foligem parecem instalações de uma mina de carvão marciana, comandada pela União Soviética. Enquanto esperamos o trem, ao lado de nossa guia romena, os italianos continuam sendo minoria e seguimos cercados por trabalhadores braçais imigrantes.

Quando saímos do metrô, o sol finalmente se pôs e só depois das dez horas da noite finalmente chegamos ao nosso destino final. Camélia, que fez questão de nos acompanhar até a porta, despede-se de maneira apressada. Tenho a impressão de que, subitamente, sente necessidade de se livrar de nós. Talvez estivesse com medo de que nos sentíssemos obrigados a pagar alguma coisa. Mas pode ser que fosse apenas pressa de chegar em casa.

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