Antes da Estante

Você compraria o livro de um amigo?

Posted in De Quinta by Tomás Chiaverini on junho 24, 2009

Vamos lá, caros leitores, respondam rápido: vocês comprariam e leriam o livro escrito por um amigo?

A resposta positiva parece ser a mais óbvia. Aposto que a maioria de vocês pensou nela como a primeira hipótese. Claro que comprariam! Mas, descontando os amigos realmente próximos, a realidade, meus caros, se mostra ligeiramente diversa. É comum haver certo receio em comprar e ler livros de conhecidos.

E antes que os amigos leitores se sintam mal, já me adianto. Isso não é uma crítica nem muito menos um lamento. Entendo completamente o receio, e a explicação para isso me parece simples.

Existem milhares de livros excelentes, já consagrados por crítica e público. Quem lê muito, em uma vida será incapaz de ler tudo de notoriamente relevante que o homem já produziu. Não há, portanto, tempo a ser desperdiçado.

Por outro lado, dentre todos os infindáveis títulos publicados constantemente, são raríssimos aqueles que tenham qualidade notável, que sejam realmente bons. A mediocridade impera também na literatura, não é segredo nenhum.

Então, como… errr… escritor, às vezes tento me colocar na posição de um amigo ou conhecido. Usando olhos alheios, me miro como errr…. escritor. Quais são as chances daquele cara que estudou comigo, que não tem lá muita pose de intelectual, e com quem eu tomo umas cervejas de vez em quando, ter escrito algo pelo que realmente valha a pena perder tempo? Estatisticamente, diria que são nulas.

Assim, deixo o conselho aos colegas de profissão. A hora de fisgar os amigos é no lançamento. Porque quem não comprar o livro naquele momento, dificilmente o fará em outra ocasião.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: