Antes da Estante

Um livro para o mundo

Posted in De segunda by Tomás Chiaverini on março 2, 2009

Não é pequeno o prazer que um autor sente ao ler comentários elogiosos sobre seu texto, ainda mais quando eles foram escritos por alguém como Ricardo Kotscho. O fato de tais cumprimentos estarem num prefácio, ou seja, num espaço naturalmente dedicado a elogios, não torna menor este prazer.

Mas quando li pela primeira vez as três páginas do prefácio de “Festa Inifinia”, fui acometido por um outro sentimento. Algo parecido com o que deve sentir uma mãe de meia idade que, sentada na varanda da frente, fuma um cigarro enquanto seu filho recém-formado vai embora de casa.

Kotscho não me conhece, nunca foi a uma rave e não creio que seja admirador de psytrance. Quando leu o livro, portanto, o fez com um grande distanciamento. E, para minha surpresa, sua visão do meu trabalho, pelo menos em certos pontos explicitados no prefácio, são às vezes muito diversas da minha própria.

E, ainda que sem o gabarito de Kotscho ou a tarefa de escrever um prefácio,  quantos outros leitores não haverão de ter opiniões das mais variadas sobre aquilo que eu disse? Quantas interpretações possíveis pode haver nas 300 páginas que tomaram todo meu tempo por mais de um ano? Impossível prever.

Mas esse talvez seja um dos grandes encantos do jornalismo literário. Por buscar proximidade com a arte, é muito mais subjetivo, amplo e aberto do que qualquer reportagem de revista, jornal ou o que seja.

Ao autor, só resta observar da varanda, enquanto o livro se afasta, e torcer para que ele encontre seu espaço nas prateleiras do mundo.

Anúncios
Tagged with: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: