Antes da Estante

Temos prefácio

Posted in De Quinta by Tomás Chiaverini on fevereiro 26, 2009

Existem, creio eu, dois tipos básicos de prefácio. Um, geralmente está presente na obra de grandes autores consagrados, quase sempre mortos ou imortalizados. São textos escritos por especialistas que dissecam, explicam e contextualizam a obra que estão apresentando.

Evidente que no “Festa Inifinta”, cujo autor não é consagrado, imortalizado ou (eu hein) morto, teremos um prefácio do segundo tipo. Esses costumam ser escritos por autores reconhecidos que emprestam seu prestígio e o peso de seu nome a obras de escritores iniciantes.

No “Cama de Cimento”, meu primeiro livro, o prefácio foi escrito por Gilberto Dimenstein. Agora, novamente, tive a sorte de conseguir que um grande jornalista gastasse algum tempo lendo meus originais e escrevendo algumas linhas prefaciais. Na última sexta-feira, recebi um e-mail de meu editor, com três páginas de um elogioso texto escrito por ninguém menos do que Ricardo Kotscho.

Na ativa há mais de 40 anos, um tempo em que facilidades como celular e Internet não apareciam nem em filme de ficção científica, Kotscho passou pelas principais redações de São Paulo e ocupou cargos importantes no início do governo Lula. Suas aventuras jornalísticas estão divertidamente registradas no livro “Do Golpe ao Planalto” (Cia das Letras 2006), uma  espécie de autobiografia que recomendo para qualquer um que queira saber um pouco mais sobre este ofício ímpar que é a função de repórter.

O nobre colega também mantém o blog “Balaio do Kotscho”, que contém interessantes reflexões sobre as atualidades do Brasil e do mundo. Eu, de minha parte, deixo aqui registrados meus agradecimentos a Ricardo Kotscho. No próximo post, volto a falar sobre a experiência de ser prefaciado.

Anúncios
Tagged with: , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Marcelo José Martins said, on fevereiro 27, 2009 at 17:26

    Parabéns, Tomás!
    O Kotscho é um dos meus ídolos na profissão e uma das referências quando se fala em reportagem no Brasil. O fato dele prefaciar o seu livro é um ótimo aval.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: