Antes da Estante

Assado em fogo brando

Posted in De Quinta by Tomás Chiaverini on fevereiro 13, 2009

Bem amigos do Antes da Estante!

Com o texto finalizado e entregue, estamos às voltas com a etapa de confecção do livro. Um processo lento. Ainda mais lento para o autor que participa à distância. Desde que entreguei o texto final alguém da Ediouro provavelmente esteve trabalhando no livro de alguma forma. Para mim, entretanto, tudo parece parado.

Então, de repente, as coisas dão saltos e vão se tornando concretas. Ontem, por exemplo, tivemos uma reunião para definir, de uma vez por todas, as fotos e suas respectivas legendas. Além disso, umas dez propostas de capa me foram apresentadas.

E que estranho escolher uma capa, algo que não foi feito por você, que foi feito por um designer que, apesar de competente e bem intencionado, provavelmente não teve tempo para ler nem mesmo um capítulo do livro. E essa capa, no fim, irá constituir-se na identidade primeira do trabalho.

Mas enfim, sentamos, eu e mais umas quatro pessoas, discutimos, palpitamos, conversamos e não decidimos nada. Mais modelos serão criados pela pobre designer.

Mesmo sem capa, contudo, o salto para a materialização ocorrido ontem foi grande. O projeto gráfico do miolo (fonte, diagramação, paginação, etc) está pronto, bonito e moderno. E mais! Sobre minha escrivaninha, aqui do lado do Mr. Black, repousa um calhamaço de exatas 281 páginas, do Festa Infinita.

Nesta última cópia, além da diagramação, já temos o texto “preparado”, esperando apenas pela revisão final.

No próximo post, explico melhor no que consistem essas etapas.

Obs: Posto hoje, sexta-feira 13, 28 anos depois de meu nascimento, apenas porque ontem, dia normal de atualização, estava sem internet em casa. O sofrível Speed, da criminosa Telefônica, não chega à minha residência. E sou obrigado a contratar os serviços de uma empresa de internet por rádio que consegue ser ainda pior. “First Mile”: guardem este nome para nunca contratarem.

Anúncios
Tagged with: ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Gabo said, on fevereiro 17, 2009 at 03:10

    Fala Tomás… comentei lá atras, mas poderia ter falado aqui mesmo… tô tão curioso pra ver a capa definitiva quanto entender as raves sem nunca ter pisado em uma… =)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: