Antes da Estante

Rave gay comunista em Cuba!

Posted in De Quinta by Tomás Chiaverini on maio 1, 2008

Sem idéia para o post de hoje, resolvi escarafunchar em minha pasta com recortes para o livro e achei uma matéria divertidíssima sobre uma rave comunista gay em Cuba.

O autor da matéria é o senhor Paulo Sampaio, repórter de comportamento do Cotidiano da Folha, temido por sua língua mais ácida que a baba do demo. Língua esta que fez, por exemplo, a doce e polida Maitê Proença sair do sério e mandar um e-mail ao jornal desancando senhor Sampaio, que havia escrito uma matéria pouco elogiosa sobre uma peça da atriz.

Na ocasião Paulo me mostrou o dito e-mail, mas só me lembro da parte em que ela o chamava de “moleque recalcado”, apesar dos seus quarenta anos vencidos. E acho que dentre todos os insultos este foi dos menores. A íntegra da matéria sobre a rave gay em Cuba pode ser lida por assinantes na Folha Online. Um trecho divertido segue abaixo.

Finalmente, depois de uma trilha onde a terra avançava Lada adentro, chegamos à rave comunista. Consiste em um grupo de cerca de mil homens -não há uma única mulher- em uma espécie de campo de futebol acidentado, cheio de mato, conversando ao som de música eletrônica “básica”. Até a house music em Cuba é racionada. Nada de DJs-convidados ou estrelas: um só resolve.


O bar é feito de tábuas de compensado, tosco como uma barraca de quermesse de festa de São João, e serve rum e cerveja a US$ 1. Levando-se em conta que um médico como o que me abordou ganha cerca de US$ 30 ao mês, sobra pouco do salário para beber.
Por isso, na rave gay comunista as pessoas não buscam apenas sexo (ou droga). Os advogados, médicos e engenheiros querem “plata” também. Em dólar, de preferência.
O médico pediu uma ajuda para pagar o táxi em uma visita que me faria no dia seguinte. Um economista perguntou se eu não queria oferecer uma bebida. Meu amigo brasileiro disse que cobiçaram sua camisa de seda azul tipo “social”.
Fora esse detalhe do donativo, percebe-se (até mesmo em Cuba) que gay é como Mc Donalds: igual em toda parte do mundo. Na maioria das vezes, a apresentação é a mesma: corpão musculoso, camiseta muito justa , boné, calça de grife, frenesi na pista de dança.

Anúncios

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. orlando said, on maio 4, 2008 at 21:23

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Rave comunista em Cuba! Chegar de Lada é item obrigatório! E o contraponto consumista do Mac?! Muito bom……. Mas pára de esconder o jogo, que tal nos revelar um pouco mais daquilo que você apurou para seu livro?

  2. Tomás Chiaverini said, on maio 5, 2008 at 15:02

    Pois é, meu caro Orlando, o senhor matou a charada. Estamos mesmo escondendo o jogo.
    E por dois motivos. Primeiro, em conversa com meu editor, chegamos à conclusão de que, ao colocar o material do livro no site, estaríamos dando um tiro no pé. Afinal, quem já leu no blog talvez não queira ler de novo.
    Há alguma controvérsia nesse argumento (vide Bruna Surfistinha e afins).
    Mas o maior problema é o prejuízo que o blog pode vir a causar na apuração. Quer dizer, os textos nem sempre, são elogiosos aos personagens e eventos, o que pode acarretar um bom tanto de ódio para com este humilde repórter.
    Digamos, então que o Antes da Estante está com uma leve crise de identidade. Ao que tudo indica, portanto, devemos ficar mesmo com textos mais voltados para os bastidores da apuração. De qualquer forma, vou ver se coloco algum adiantamento do material final nos próximos posts.

  3. Adrio Inveriach said, on junho 2, 2008 at 22:59

    Num coloca não…

    Acho que quanto mais curiosidade você despertar na gente mais gostaremos de saborear o resultado de todo esse trabalho.
    E quem sabe no fim a gente ainda acabe comprando um exemplarzinho e ganhe um autografo (vc já garante uma meia dúzia de livros vendidos!!!!)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: